Valorize-se
entre-01-01-01

aaeaaqaaaaaaaagaaaaajdu4mzzkndc4ltuzzjetnguzmi1imdrjlteymdk3ytewyjjlygA minha primeira experiência foi numa associação de estudantes chamada AIESEC quando eu ainda era estudante do 1º ano da Universidade. O tipo de trabalho e actividades que eu exercia no meu dia-a-dia eu podia comparar a uma experiência profissional porque na organizaҫão onde eu trabalhava tive a oportunidade de trabalhar em equipa, fazer coisas práticas.

Por exemplo eu estava alocado numa área de finanças, então já trabalhava com orҫamentos e com dinheiro real quando eu ainda era estudante ou seja, mesmo não sendo uma experiência profissional eu considero que aquilo foi o primeiro passo para eu aprender e estar exposto ao mundo profissional portanto eu diria que foi a AIESEC. Mas o estágio propriamente dito tive o primeiro contacto na DHL.

Foi algo diferente, eu estava entusiasmado e feliz porque era a primeira experiência real no mundo corporativo mas com medo de falhar mas com muito entusiasmo e um pouco perdido porque ainda queria saber como funcionava a empresa, como é que eram os meus chefes o que eles esperavam de mim. E eu sentia-me um pouco inseguro porque achava que não sabia se iria acrescentar valor, se iria ficar na empresa ou não e era uma mistura de sentimentos entusiasmo, medo, inseguranҫa, e ao mesmo tempo feliz por “abraçar” aquela oportunidade profissional.

Eu era um estagiário faz tudo, apesar de ter uma lista de tarefas que era basicamente ser assistente de gestão, fazer actas de reuniões, apresentaҫões para o meu chefe e fazer o acompanhamento das reuniões para o meu chefe que era o Director Geral da DHL África, tive uma atitude proactiva eu falava com outros Directores para saber o que precisavam.

Como era estagiário eu queria acrescentar valor e acabei por ser o tipo de estagiário faz tudo, disponível e que estava disposto a fazer mais do que lhe pediam.

Eu era assistente de gestão, fazia actas de reuniões, apresentaҫões para os meus chefes e directores e fazia acompanhamento das reuniões, trabalhava na parte da comunicação interna criava Newsletter internas e para clientes depois comecei a ficar envolvido em projectos onde devia fazer parte daquela equipa e encontrar soluҫões para os clientes.

O estágio é o primeiro passo que nos dá oportunidade de perceber como funciona o mundo corporativo dependendo de onde vamos estagiar, é onde estamos expostos a realidade que não é a universidade, é muito importante porque temos a oportunidade de aprender, errar sem ter consequências maiores e quando vamos fazer um estágio é importante que tenhamos um acompanhamento da pessoa que vai nos receber como seu estagiário.

Como eu disse a minha primeira experiência profissional que eu considero foi na associaҫão dos estudantes onde eu trabalhava muitas horas enquanto eu estudava e essa obviamente era não remunerado mas foi a não remuneração que acabou por ser muito importante para a minha formação pessoal e por causa dessa formaҫão e das competências que eu ganhei na minha experiência de voluntariado eu depois consegui entrar para um estágio em que as responsabilidades eram maiores e a remuneraҫão vinha com isso.

O estagio deu-me mais confiança mostrou-me o que era capaz de fazer, deu-me ferramentas de conhecimentos práticos sobre gestão sobre a indústria de logísticas, deu-me a oportunidade de poder conhecer vários Gestores, Gerentes e Directores Senior e “beber” da experiência deles, acabou por ser uma oportunidade de ficar na empresa onde estou desde 2011 até hoje.

Acredito que os jovens hoje não tem paciência para aprender, eles querem logo comeҫar a trabalhar , eles gostam do rapidismo querem estar no topo sem comeҫar de baixo eles não têm paciência de subir as escadas preferem o elevador onde sobem mais rápido, eles estão mais preocupados com o successo.

Daudo Vali

Director Comercial e de Serviҫo ao Cliente da DHL (Dalsey, Hillblom and Lynn)

Slogan

One thought on “Estagiários de Sucesso | Daudo Vali”

Deixe o seu comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


*