Valorize-se
entre-01-01-01

027ad2eA minha primeira experiência profissional foi quando estava no último ano da faculdade e foi um estágio na empresa TIM (Televisão Independente de Moçambique).

Foi muito positivo porque estava no fim do meu curso com muita teoria e pouca prática, e tinha a ansiedade de estar num ambiente corporativo e de poder conciliar a teoria e a prática.

Eu fui um estagiário muito activo. Eu estava no departamento de informática, mas formei-me em engenharia electrónica. Cheguei a pagar almoço para alguns colegas de engenharia para me poderem levar a alguns trabalhos de engenharia no período da noite onde pude aprender como se fazia o processo de substituição de antenas entre outros.

Fazia trabalhos na área de informática, quando tivessem problemas relacionados com a área eu ajudava a resolver, também prestava auxílio nas áreas administrativas e de engenharia.

A mais-valia que do estágio para quem está a começar a sua carreira profissional é o contacto com o mercado de trabalho, a experiência de trabalhar, aprender sem grande pressão. O estagiário está propenso a erros e sem cobranças ou penalizações do empregador.

As empresas tinham políticas de remuneração para os estagiários, mas o meu estágio não foi remunerado por opção própria.

A mais-valia que o estágio trouxe para mim foi aprender a trabalhar com várias pessoas. Tive vários desafios que me deram autoconfiança, lembro-me que depois do estágio fizeram-me uma proposta de emprego, mas eu recusei porque achei que não era aquilo que eu queria fazer e já sabia o meu valor no mercado de trabalho, mas isso foi resultado do estágio.

Os jovens hoje em dia pensam logo em trabalhar, mas acredito que deviam procurar primeiro uma oportunidade de estágio porque o estágio é uma porta para o mercado de trabalho e o estágio é importante porque quando saímos da faculdade precisamos saber o que fazer e o estágio ajuda-nos a saber o que queremos fazer.

Quincardete Lourenҫo

Director Executivos da FPB (FUTURE PROOF BUILDING)

Slogan

One thought on “Estagiários de Sucesso | Quincardete Lourenҫo”

  1. É sempre bom ter opiniões e ouvir os experientes antes de correr para o trabalho que em particular, quem faz faculdade sai com pouca noção do próprio trabalho como tal. É deste modo que agradeço a vossa contribuição.

Deixe o seu comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


*