Valorize-se
Perfil-01-01-01

Tem sido recorrente a questão dos jovens em relação ao que fazer, como e onde encontrar oportunidades de emprego ou trabalho?

Para além de questões como um CV, uma carta de apresentação bem elaboradas, e de se encontrar sempre preparado/a para uma entrevista, existem factores que poderão constituir um importante diferencial na entrada no mercado de trabalho.

Listamos alguns que poderão ajudá-lo/a:

Conhecer o mercado: antes de entrares para o mercado é importante fazeres uma pesquisa para que fiques a conhecer as empresas existentes no mercado; as áreas que maiores oportunidades oferecem; e as empresas que se ajustam ao teu perfil e que te podem dar a experiência que pretendes. Tendo conhecimento do mercado, facilmente irás seleccionar as empresas que pretendes trabalhar e maior é a probabilidade de conquistares o teu trabalho.

Conhecer a concorrência: sobre esta questão as perguntas frequentes têm sido: Quem tem mais oportunidades? Porque é que não temos a mesma oportunidade que os outros? E porque é que temos que estar atentos a concorrência?

E uma das formas passa por saber o que o mercado tem exigido, e o que as pessoas da mesma faixa etária que nós fazem; que cursos se encontram a frequentar; quantos cursos frequentam; quantas línguas falam. Mas acima de tudo é importante olhares para ti e pensar no que estás a fazer para conquistar o teu emprego ou trabalho de sonhos? E de que forma te podes diferenciar da tua concorrência para que te possas destacar e ser seleccionado/a.

Faz um curso de inglês; procura uma oportunidade de estágio; faz parte do núcleo de estudantes; torna-te assistente de alguma cadeira que seja relevante; cria e alarga a tua rede de contactos. Uma destas pode ser a tua vantagem competitiva.

Auto-conhecimento: saber os teus pontos fortes, os teus pontos fracos, a tua vocação, os teus conhecimentos e habilidades é importante para que alcances os teus objectivos. É importante que percebas para que vagas e áreas podes concorrer, ou quais as competências que precisas ter para as vagas disponíveis.

Onde Encontrar Trabalho?

  • Linkedin: é uma das melhores redes sociais profissionais da actualidade, com 100% de foco em carreira. É basicamente um Curriculum Vitae online, em que o cadastro é gratuito e em que o objectivo é ter contactos profissionais adicionando-os aleatoriamente de acordo com as opções de tipo de vínculo profissional que tem com a outra pessoa.
  • Emprego.co.mz: é uma plataforma de emprego online que tem como principal objectivo democratizar o acesso à informação sobre o mercado laboral em Moçambique. Oferece diversas oportunidades de emprego de diversas empresas e os candidatos podem-se cadastrar-se gratuitamente por forma a concorrerem para as vagas diponíveis.
  • Empresas de recrutamento: é importante que saibam quais são as empresas de recrutamento que existem no mercado porque muitas vezes as empresas subcontratam estas empresas para que conduzam os seus processos de recrutamento interno. E devem submeter o CV através das mesmas.
  • Candidatura espontânea: passa por submeter o CV online nos sites das empresas, sendo que é importante que se tenha atenção aos requisitos exigidos.
  • Jornais: esta é uma das formas tradicionais de divulgação de oportunidades de emprego, pelo que é importante que estejam atentos às oportunidades que vão surgindo para que possam candidatar-se.
  • Revistas: existem revistas que nos dão informação sobre empresas, através de algum testemunho de um representante. É importante que sejam capazes de ler nas “entrelinhas” as oportunidades que existam nessa informação. Por exemplo: se na informação consta que a empresa se encontra num processo de crescimento, talvez seja uma boa oportunidade de submeter o CV, porque o crescimento por vezes remete-nos ao aumento da massa laboral.

E se pararmos para pensar o que valoriza o mercado? Nada mais será do que a aspectos como: diferenciação; pontualidade; ousadia; entusiasmo; humildade; criatividade; adaptabilidade; conhecimento; comprometimento.

E para além de todas estas questões é importante referir que a tua persistência e a tua atitude irão determinar o teu sucesso na entrada no mercado de trabalho.

One thought on “Técnicas de Entrada no Mercado de Trabalho”

  1. É sempre bom compartilhar o que é produtivo para o nosso país. De facto muitos de nós não analisamos o mercado, só ouvimos falar e logo concorremos sem se quer perceber bem dos requisitos. Como resultado choramos que as vagas saem já com nomes dos ocupantes

Deixe o seu comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


*