Valorize-se
teste-01-01-01-01-01

Uma questão que é colocada pela grande maioria dos jovens que tenta ingressar no mercado de trabalho é a seguinte: como ser mais confiante e estar melhor preparado(a) para a entrevista de emprego?
Quando se está numa situação de pressão ou “nova”, estar preparado é o factor chave.
Com base na minha experiência na área de Recursos Humanos, vou indicar alguns aspectos que são bastante simples mas que farão com que se destaque no momento da entrevista de emprego.

PREPARAÇÃO E PRIMEIRAS IMPRESSÕES

    • Apresentação

Uma das melhores formas de causar boa impressão no entrevistador é demonstrar o teu auto-conhecimento e o domínio sobre o negócio da empresa e sobre o mercado.
Sendo assim, é importante que invistas tempo na elaboração do CV, para que o mesmo descreva tanto o teu percurso académico e profissional, quanto as tuas competências e habilidades.
Antes de ir para entrevista, certifica que conheces bem a empresa. Dedica tempo e faz a tua pesquisa para obter informação sobre: o ramo de actividade da empresa; os produtos ou serviços que a empresa oferece; o posicionamento da empresa em relação à concorrência e ao mercado. Quanto mais informação tiveres sobre a empresa, melhor saberás responder e relacionar o valor que irás acrescentar ao negócio.

    • A imagem como cartão de visita

As investigações revelam que uma primeira impressão faz-se em 30 segundos. Quando fores convidado(a) para uma entrevista, atenção ao teu “dress code” e aos seguintes aspectos: o tipo de instituição; a forma como os colaboradores se vestem; as cores da empresa; e ajustar o “dress code” à tua idade, para que não pareças nem mais velho nem mais novo do que és. Se for mulher evita decotes, roupas muito justas ou curtas e cores muito fortes. É preciso que tenhas cuidado com o cabelo, as unhas, a maquiagem e acessórios. Tenta ser e apresentar-te de forma mais discreta possível. Para os homens, devem evitar jeans e invistam num visual mais formal ou casual, opta por um fato ou umas calças de fato e uma camisa.

Para conseguires passar uma boa primeira impressão, veste-te para o emprego que queres e não da forma que queres.

O PROCESSO DA ENTREVISTA

    • Contacto Telefónico / Email

O momento mais esperado após o envio do CV para a candidatura de uma vaga é o momento em que serás convidado(a) para a entrevista. E este convite pode chegar-te via telefónica ou por email. Se receberes por telefone, atenção ao teu tom de voz. Transmite entusiasmo e convicção sempre que te for dada a oportunidade partilhar informação. Demonstra curiosidade e interesse em saber mais sobre o desafio que te vai ser colocado. Por outro lado se te for enviado um email, atenção que a avaliação começa desde a formatação de texto, a organização e o conteúdo.

    • Entrada no Edifício

Tenha em mente que a entrevista é um processo de avaliação. E este processo começa desde, o momento em que envias o CV e que estabeleces contacto com o empregador. Atenção ao tipo de conversas que tens ao celular ou com as pessoas que estão ao teu redor. Dirige-te de forma educada e cumprimenta as pessoas que fores encontrando ao longo do teu caminho, até chegar ao local em que se irá realizar a entrevista.
Atenção que, a pessoa que irá entrevistar pode estar, no elevador, na sala de espera, na sala de entrada, a observar e avaliar o teu comportamento.

    • Sala de Espera

É importante que mantenhas a postura desde o momento em que chegas ao local em que a entrevista se irá realizar, até ao momento em que se vais embora. Por vezes, poderás ter que esperar além do que foi informado. Mas encara como um desafio, porque pode ser mais um teste para perceberem se és uma pessoa paciente, ponderada e de que forma irás reagir perante uma situação igual, se fores a um cliente, fornecedor ou mesmo dentro da empresa.

    • Sala de entrevista

Ao entrar na sala da entrevista peça licença e cumprimenta as pessoas que se encontram na sala. A iniciativa de cumprimentar pode partir do teu lado, apertando a mão ou simplesmente dizendo um simples “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Como está”. Mantenha o contacto visual com o(s) entrevistador(es), tendo atenção ao facto de ter que olhar para todo o painel, independentemente de quem está a dirigir a entrevista ou não. O contacto visual transmite segurança e confiança. Atenção ao tom de voz, que pode transmitir entusiasmo ou desânimo. Preocupa-te em falar de forma pausada clara e em ter um discurso estruturado. Coloca sempre as mãos em cima da mesa e mantem a postura recta e firme.

Prepara-te para as seguintes questões: Prepara-te para as seguintes questões: Quais os sues pontos fortes e pontos fracos? Porque é que deve ser contratado? Qual o valor que irá acrescentar a empresa? A nível profissional, onde imagina dentro de 5 anos? E qual a expectativa salarial. Estas são as perguntas mais frequentes, e deves estar preparado para respondê-las.

E por último, agradece sempre a oportunidade que te foi dada e demonstra disponibilidade e interesse em juntar-te a empresa.

De uma forma geral, tendo investido tempo na análise e elaboração do CV; tendo-se informando sobre a empresa e a vaga; estando vestido de forma adequada à função e empresa e sendo sempre verdadeiro(a), irá garantir que tenhas sucesso na tua entrevista de emprego.

One thought on “Entrevista de Emprego de Sucesso”

Deixe o seu comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


*